Home Parceiros

Parceiros do Projeto

 


O atual Projeto Carnívoros do Iguaçu possui um caráter multissetorial, envolvendo instituições públicas, privadas e a sociedade civil em todas as fases de sua execução, além de uma equipe técnica altamente qualificada. Mais recentemente, o projeto conta também com a parceria internacional de organizações não governamentais argentinas na execução conjunta das atividades de pesquisa e manejo.

 

Parque Nacional do Iguaçu/ICMBio


PNI -_Logotipo_1O Parque Nacional do Iguaçu é uma Unidade Federal de Proteção Integral criado em 1939 (o segundo mais antigo do Brasil) e declarado “Patrimônio Natural da Humanidade” em 1986 pela UNESCO. Com uma área de cerca de 185.000 hectares o PNI protege a maior porção de Floresta Atlântica do interior do Brasil e uma porção expressiva de toda a biodiversidade original desse bioma. Desde 2007, o PNI e todas as demais unidades federais do Sistema Nacional de Unidades de Conservação vêm sendo geridas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.


Orient-Express Hotels do Brasil S/A

hotelUm nome por trás de uma coleção especial de experiências de viagens, a Orient-Express surgiu como uma das mais emocionantes e prazerosas viagens de trem do mundo. Hoje, a marca também chancela 40 hotéis, cruzeiros e outras aventuras ferroviárias de luxo em 24 países, nos cinco continentes. No Brasil, o grupo é proprietário do Copacabana Palace Hotel e, desde 2007, administra o Hotel das Cataratas, situado no interior do Parque Nacional do Iguaçu em frente às famosas quedas d’água. Além da administração do Hotel das Cataratas, a empresa assumiu também o financiamento do Projeto Carnívoros do Iguaçu ao custo total de 1,4 milhões de reais.


CENAP/ICMBio

cenapO Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros é um dos 11 Centros de Pesquisa e Conservação do ICMBio criados para a conservação da biodiversidade, do patrimônio espeleológico e da sociobiodiversidade de povos e comunidades tradicionais. Através de parcerias com inúmeras instituições e atores sociais, o CENAP atua em pesquisas sobre a ecologia dos carnívoros brasileiros, na resolução de conflitos entre os predadores e os proprietários rurais e ainda na elaboração de políticas públicas voltadas à conservação e manejo destes animais.


Instituto Pró-Carnívoros

proO Instituto para a Conservação dos Carnívoros Neotropicais – Pró-Carnívoros é uma associação civil, de direito privado, não governamental e sem fins lucrativos. É reconhecida pelo Ministério da Justiça como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que promove a conservação dos mamíferos carnívoros neotropicais e seus habitats através de ações de pesquisa, manejo, orientação, capacitação, educação ambiental e desenvolvimento de políticas públicas.


IPÊ

ipe logoO Instituto de Pesquisas Ecológicas é outra organização com título de OSCIP e uma das maiores organizações não governamentais ambientais do Brasil. Possui um quadro de cerca de 90 profissionais envolvidos com o desenvolvimento e a disseminação de modelos de conservação da biodiversidade que promovam benefícios socioeconômicos por meio da ciência, educação e negócios sustentáveis.


Proyecto Yaguareté

logo proj_yagareteLiderada pelo Dr. Agustin Paviolo, a equipe de pesquisadores argentinos procura compreender as principais ameaças à população de onça-pintada na região do Alto Rio Paraná e promover ações para a sua conservação. São especialmente importantes os censos populacionais realizados desde 2003, o monitoramento de animais marcados com coleiras de rastreamento e a compreensão sobre a análise da paisagem na estrutura populacional da espécie.